quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Explosão de Poeira – Limpe este Perigo!



Em agosto de 2014, o Chemical Safety Board (CSB) publicou os resultados de uma investigação sobre uma explosão em uma instalação de processamento de sucata de titânio e zircônio, ocorrida em dezembro de 2010, no estado americano de West Virginia. A explosão causou três fatalidades e um ferido. Eis aqui um breve resumo do que se acredita que tenha ocorrido :

  1. Um misturador estava sendo usado no processamento de pó de zircônio. Empre-gados observaram problemas mecânicos antes da explosão. As pás do misturador estavam batendo na parede do equipamento causando danos. Foram efetuados reparos e ajustes, mas os problemas continuaram.
  2. Acredita-se que faíscas ou calor do contato metal-metal entre as lâminas e a parede do equipamento causaram a ignição do pó de zircônio.
  3. A queima do pó de zircônio causou uma deflagração - gases quentes se expandiram, produzindo um “vento” observado por duas testemunhas. O pó de zircônio em chamas incendiou tambores abertos de titânio e zircônio armazenados nas proximidades, propagando o incêndio.
  4. A explosão inicial levantou no ar mais poeira presente na instalação causando uma explosão secundária e incêndio.




Você sabia?

Em 2 de agosto de 2014, uma explosão em uma fábrica em Kunshan, China, que fabrica rodas de automóveis de alumínio causou pelo menos 75 mortes e 180 feridos. Relatos iniciais indicam que o acidente foi uma explosão de pó de alumínio.
A maior parte dos materiais sólidos orgânicos, assim como os pós de plásticos e de muitos metais, podem criar uma nuvem explosiva se as partículas forem suficientemente pequenas e dispersas no ar em uma concentração suficientemente elevada.


O que você pode fazer?
  • Saiba se você tem ou não qualquer perigo de explosão de poeira em sua planta e o que você deve fazer para garantir o funcionamento adequado dos sistemas de proteção. O OSHA americano tem um cartaz útil com orientações sobre que tipos de materiais podem ser perigosos: https://www.osha.gov/Publications/combustibledustposter.pdf
  • Reconhecer que uma boa gestão interna (“housekeeping”) é extremamente importante para a segurança. A poeira acumulada em equipamentos, pisos e superfícies elevadas tais como luminárias e vigas de suportação pode contribuir para explosões secundárias de poeiras.
  • Relatar quaisquer problemas de manutenção que possam gerar faíscas ou superaquecimento em qualquer equipamento que opere com pós ou poeiras e não operar o equipamento até que ele seja devidamente reparado.

Verifique se existe o perigo de explosão de poeiras em sua planta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário