domingo, 14 de dezembro de 2014

APR - Eletricista

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO (APR) PARA ELETRICISTA.


A APR trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos que tem como objetivo antecipar a previsão da ocorrência danosa para as pessoas, processos, equipamentos e meio ambiente. É elaborada através do estudo, questionamento, levantamento, detalhamento, criatividade, análise crítica e autocrítica, com conseqüente estabelecimento de precauções técnicas necessárias para a execução das tarefas (etapas de cada operação), de forma que o trabalhador tenha sempre o controle das circunstâncias, por maiores que forem os riscos.

A Análise Preliminar de Risco é
uma visão técnica antecipada do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evitá-los ou conviver com eles em segurança.

Por se tratar de uma técnica aplicável à todas as atividades, uma grande virtude da aplicação desta técnica de Análise Preliminar de Risco é o fato de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.

Os riscos à segurança e saúde dos trabalhadores no setor de energia elétrica são, via de regra elevados, podendo levar a lesões de grande gravidade e são específicos a cada tipo de atividade. Contudo, o maior risco à segurança e saúde dos trabalhadores é o de origem elétrica.

É importante lembrar que o fato da linha estar seccionada não elimina o risco elétrico, tampouco pode-se prescindir das medidas de controle coletivas e individuais necessárias, já que a energização acidental pode ocorrer devido a erros de manobra, contato acidental com outros circuitos energizados, tensões induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede, descargas atmosféricas mesmo que distantes dos locais de trabalho, fontes de alimentação de terceiros.

Riscos existentes na atividade com eletricidade:

  1. Riscos de origem elétrica: Choque elétrico; Campo elétrico e Campo eletromagnético.
  2. Riscos de queda
  3. Riscos no transporte e com equipamentos
  4. Riscos de ataques de insetos
  5. Riscos de ataque de animais peçonhentos/domésticos
  6. Radiação solar
  7. Calor
  8. Riscos ergonômicos

RISCOS ADICIONAIS:

  1. Ambientes Confinados
  2. Áreas Classificadas
  3. Umidade
  4. Condições Atmosféricas

Modelo de APR para Eletricista:


Agora com as atualizações das novas NR´s e também com a transformação digital, já existem alguns aplicativos que estão disponibilizando esse serviço. Por exemplo tem o AppKitt APR que pode ser adquirido com planos mensais e utilizado para facilitar a vida dos profissionais de ST.

Segue abaixo dados para conhecer essa ferramenta:


Postagens Recomendadas:

06 APR - Análise Preliminar de Risco Preenchidas para Download - Série Equipamentos




Um comentário: