sexta-feira, 18 de julho de 2014

Roteiro para dimensionamento de um sistema de Hidrante e mangotinho



ROTEIRO PARA DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE HIDRANTES/ MANGOTINHOS

Pessoal, segue um roteiro bem resumido sobre os passos para dimensionar um sistema de Hidrante. O objetivo é apenas para ter conhecimento.

Passos:

1º passo: definir o tipo de sistema a ser instalado (tabela 3)



2º passo:
verificar a vazão e pressão necessária para o sistema (tabela 2);



3° passo: adotar a vazão e pressão mínima para o hidrante mais desfavorável. Hidrante desfavorável é o que  pode apresentar a menor vazão do sistema.


4° passo: calcular hf  distribuídas e localizadas do registro de ângulo até o nó (encontro de Q1 e Q2);



5° passo: estimar uma vazão para o segundo hidrante mais desfavorável;

6º passo: calcular a pressão necessária neste hidrante para obter tal pressão;

7° passo: calcular hf  distribuídas e localizadas do registro de ângulo até o nó (encontro de Q1 e Q2)

8° passo: repetir de (1) a (7) para o hidrante H2

Observações:
a) No nó de encontro de Q1 e Q2, a diferença entre as pressões dinâmicas não poderá ser superior a + ou - 0,05 kgf/cm2 (+ ou - 0,5 m.c.a)
b) Caso seja superior, arbitrar uma nova vazão para o hidrante H2 e reiniciar o processo.

9° passo: Q1 + Q2;

10° passo: calcular as hf (distribuídas e localizadas) até o reservatório de incêndio

11° passo: Hm A + hf + z (altura estática).
Com os valores finais de altura manométrica e de vazão do sistema podemos calcular a potência da bomba de incêndio:
Potência: P [cv];
Peso específico do líquido a ser elevado:       [N/m3];
Vazão ou descarga: Q [m3/s];
Altura manométrica: hman [m]
Rendimento global do conj. Elevatório:


Para entendimento do conceitos mencionados neste artigo recomendamos a leitura da postagem: 

Sistema de Hidrantes para combate a Incêndio - Apresentação para Download



122 comentários:

  1. Boa tarde, Morais.
    Gostei muito da sua publicação de gostaria de verificar se há possibilidade de fornecer a planilha mencionada acima, tem algum custo?
    Segue meu email de contato fabio976@hotmail.com.
    Aguardo retorno.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da publicação, quero saber se é possível disponibilizar a planilha de calculo e qual é o custo disso?
    Júlio César
    e-mail: julio.agric@gmail.com
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio, Boa Tarde!
      Obrigado pelo retorno.
      A planilha foi apenas informativa. Sem fins lucrativos.

      Abraços.

      Fábio

      Excluir
    2. Gostei da publicação, quero saber se é possível disponibilizar a planilha de calculo.
      Luiz Cicinato
      e-mail: cicinato@hotmail.com

      Excluir
    3. Gostei da publicação, quero saber se é possível disponibilizar a planilha de calculo.
      Luiz Cicinato
      e-mail: cicinato@hotmail.com

      Excluir
    4. Boa tarde! Por favor, poderia me disponibilizar a planilha? Desde já agradeço.

      giulianocarvalho@gmail.com

      Excluir
    5. Muito boa a publicação ampliou os conhecimentos e tirou minhas dúvidas gostaria muito de receber a planilha de cálculo se possível,obrigado.

      Excluir
  3. Boa Tarde, gostaria se alguém poderia disponibilizar a planilha de calculo?
    e qual o custo?
    e-mail: erivanbenck_tec@outlook.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Poderia enviar a planilha? tbidu@novaa3.com.br

    Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Publicação simples e sucinta...
    Poderia disponibilizar a planilha...
    e-mail: dair.net@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Poderia disponibilizar a planilha?
    arqcamposanodarocha@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  7. Poderia disponibilizar a planilha?
    engmengenharia@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Parabens, poderia disponibilizar a planilha?
    r.fenolio@terra.com.br

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Poderia disponibilizar a planilha? andre.wcfrigo@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Olá morais, poderia mim fornecer a planilha. tamiresqueiroz@outlook.com.br
    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Poderia disponibilizar a planilha?

    Email: georgeengpro@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Poderia disponibilizar a planilha?

    Email: georgeengpro@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Poderia me enviar esta planilha
    rdias789@gmail.com
    Grato

    ResponderExcluir
  14. bom dia. poderia me disponibilizar a planilha?
    wsc.projetos@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde. poderia me disponibilizar a planilha no meu email?
    kelson_pa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa noite.
    O senhor poderia me disponibilizar a planilha? Obrigado e parabéns!

    luiz.fogomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. BOA TARDE PODE DISPONIBILIZAR PLANILHA DAYANELS_MS@HOTMAIL.COM, SEM MAIS AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde!
    Obrigada pelas informações, poderia disponibilizar a planilha no email franciellefilla@gmail.com?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns. ..
    Poderia enviar a planilha
    diosales@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Você poderia encaminhar o roteiro com a planilha para consulprev@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  21. Você poderia encaminhar o roteiro com a planilha para consulprev@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá ótima orientação... A planilha está disponível???
    rony_lpaula@hotmail.com
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  23. ola,

    boa tarde, otima publicação, poderia nos fornecer a planilha, atraves do e-mail joaquimherculano@yahoo.com.br,obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite, gostaria se alguém poderia disponibilizar a planilha de calculo?
    e qual o custo?
    e-mail: renan.aquino@hotmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostei muito de sua publicação e gostaria de saber se poderia me enviar a planilha.
    Obrigada
    geislamg@gmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá, gostei muito de sua publicação e gostaria de saber se poderia me enviar a planilha.
    Obrigada
    geislamg@gmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Olá, Parabéns pela publicação. Gostaria de ter esta planílha, pois é bem mais complexa do que a que utilizo. carlos.projetoscad@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Ola boa tarde gostei muito desta planilha poderia me enviar.
    felipe.souzaengenharia@gmail.com

    abraço,

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde.
    Sua planilha me parece extremamente organizada.
    Segui os passos para fazer meu primeiro projeto de hidrantes.
    Você poderia me enviar uma cópia do arquivo?
    Meu e-mail é brunobarbosa.a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde.
    Informação rápida e muito útil. Você poderia me enviar a planilha de cálculo?
    Meu e-mail: acfprojeto@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Boa Tarde.
    Obrigado pela informação. Você poderia me enviar a planilha de cálculo?
    Meu e-mail: gerenciamento@r7.com

    ResponderExcluir
  32. Por gentileza, se possível disponibilizar a planilha agradeço.
    Favor enviar para o email: luncerci@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Gostei da publicação, quero saber se é possível disponibilizar a planilha de calculo.
    Luiz Cicinato
    e-mail: cicinato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Gostei da publicação, quero saber se é possível disponibilizar a planilha de calculo.
    Luiz Cicinato
    e-mail: cicinato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Gostei da publicação, gostaria de saber se é possível disponibilizar a planilha apresentada.
    Jefferson Jales
    e-mail: jeffersonmenescal@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. bom dia amigo, muito boa a sua postagem, o sr poderia me disponibilizar esta planilha apresentada..

    JAmil
    jamil.seguranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Um post muito bem feito Morais! Parabéns!
    Você poderia disponibilizar a planilha para o e-mail l.estudos@hotmail.com
    Atenciosamente,
    Lucas

    ResponderExcluir
  38. PODERIA FORNECER A PLANILHA PARA ENG.BCX@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  39. Bom resumo.
    Se possível, gostaria da planilha.
    email: cleiton_projeto@hotmail.com

    Tenho uma parecida que gostaria de te enviar para ver se você entende.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde ,alguém poderia me enviar a planilha ?
    Vai ser de grande ajuda.

    email: lielprata@hotmail.com

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  41. Boa noite,

    poderia me disponibilizar a tabela? obrigado
    Email: thiago.purinn@gmail.com

    Atenciosamente,
    Thiago P.

    ResponderExcluir
  42. Boa Noite,
    Poderia me enviar essa planilha.

    E-mail: wilhermusjmsjr@gmail.com

    Muito Obrigado!!!

    Att.
    Junior

    ResponderExcluir
  43. Boa noite!

    Se alguém puder me enviar a planilha.

    E-mail: vlucas608@gmail.com

    Obrigado!

    Vinícius Lucas

    ResponderExcluir
  44. Boa noite!

    Se alguém puder me enviar a planilha.

    E-mail: vlucas608@gmail.com

    Obrigado!

    Vinícius Lucas

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite!

    Poderia me enviar a planilha
    Email: vlucas608@gmail.com

    att,
    Vinícius Lucas

    ResponderExcluir
  46. Olá, você poderia me enviar a planilha
    Email: eduardo.ea@hotmail.com

    Att,
    Eduardo Oliveira

    ResponderExcluir
  47. Aproveitando o gancho dos colegas, estou dimensionano um sistema que originalmente era tipo 4, passou a tipo 5 com Qdmín=600 l/min. Todos os que fiz nestes últimos 6 anos foram ara risco moderado no máximo e qdmax 300l/min e esguicho 1.1/2", onde numa pós utilizamos a orientação Kidde, ou seja: 10.2.3 Perda de Carga nos bocais (esguicho):



    , em m³/s





    CURVA DE DESEMPENHO - ESGUICHO KIDDE – EBK
    Pressão (mca Vazão (l/min) Diâmetro (mm)
    35,15 246,98 14,343937
    52,73 317,97 14,706098
    70,31 367,18 14,706321
    Média 14,585452

    Resumindo, você podem me falar o valor para perda em esguicho 2.1/2"?
    Podem me fornecer a planilha?
    E-mail: fortunatoengcivil@hotmail.com

    Grato amigos.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite...
    Muito bom seu roteiro. .. Se puder disponibilizar a planilha. bonfim_des@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. poderia fornecer a planilha
    leandrocefet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. tem um link para baixar a planilha ou pode enviar por email
    edgusto@oi.com.br

    ResponderExcluir
  51. Também gostaria da planilha. Por favor se tivar algum custo nos informe. franciellefilla@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, Morais poderia enviar a planilha? eve_bispo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  53. Bom dia,

    Estou tendo dificuldades com o dimensionamento também. Alguém poderia me enviar a planilha.

    sauloluisz@hotmail.com

    Muito Obrigado

    Att
    Saulo Luis

    ResponderExcluir
  54. Alguém poderia me enviar a planilha
    oliveiravagner12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá me chamo crispim, pode me enviar a planilha: crisspim@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Se puder auxiliar o companheiro aqui, me envia a planilha de cálculos por favor...
    davis.s.barros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Boa noite. Poderia disponibilizar a planilha, por gentileza? Meu e-mail é dcarvalho54@hotmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  58. Olá amigo, excelente sua explicação, vc poderia me enviar a planilha para cálculo. Email jrnsantos@gmail.com muito obrigado!

    ResponderExcluir
  59. Olá amigo, excelente sua explicação, vc poderia me enviar a planilha para cálculo. Email jrnsantos@gmail.com muito obrigado!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde,ótima matéria,gostaria se possivel enviar a planilha para o calculo,fazendo favor.Email formatoarquitetura@hotmail.com. Muito obrigado,tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde. Muito obrigado pela informação. Poderiam por favor me disponibilizar a planilha? meu e-mail é janderson_lap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde. Muito obrigado pela informação. Poderiam por favor me disponibilizar a planilha? meu e-mail é janderson_lap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. Também gostaria da planilha. Estou com dificuldade no dimensionamento.
    rodrigoms16@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  64. Bom dia, poderia me fornecer a planilha?
    engfabriciovg@gmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  65. poderia disponilizar a planilha ?
    otavio_ml@hotmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  66. Bom dia, sou mais um grato por esta explicação.
    poderia enviar a planilha que foi usada na demonstração?
    victor_tend@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  67. Bom dia, sou mais um grato por esta explicação.
    poderia enviar a planilha que foi usada na demonstração?
    victor_tend@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  68. Boa Noite, muito bom o roteiro.
    Poderia enviar a planilha?
    giancarloeulalio@gmail.com
    Muito agradecido.

    ResponderExcluir
  69. Poderia disponibilizar a planilha!? bira.menezes@hotmail.com

    Grato!

    ResponderExcluir
  70. Poderia disponibilizar a planilha!? bira.menezes@hotmail.com

    Grato!

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, poderia disponibilizar a Planilha e quanto custa.
    Muito Obrigado
    luiz_roberto_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Boa Tarde! Gostaria muito de ter acesso a planilha, ira me ajudar muito

    meu e mail e jessikalimaarq@gmaail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde.
    Gostaria de verificar se há possibilidade de fornecer a planilha mencionada acima, tem algum custo?
    Segue meu email de contato clinaldo@gmail.com
    Aguardo retorno.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde.
    Gostaria de verificar se há possibilidade de fornecer a planilha mencionada acima, tem algum custo?
    Segue meu email de contato sattav@terra.com.br
    Aguardo retorno.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  75. Bom dia, Morais.
    Gostaria de verificar se há possibilidade de fornecer a planilha mencionada acima, tem algum custo?
    Segue meu email de contato maximilianofco@yahoo.com.br

    Att.

    Maximiliano

    ResponderExcluir
  76. Bom dia ,

    Gostaria de verificar se é possível o envio da planilha lufigueredoarq@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde! Poderia disponibilizar a planilha?

    Email: projetosmoretti@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  78. Muito bom poderia disponibilizar a planilha de cálculo.
    Mohamad.moussa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  79. como calculo a potencia em mca no segundo hidrante se estimei a vazão em meu procesocomo dito no passo 5º?

    ResponderExcluir
  80. Eu Mohamad que quero saber oa potencia.mohamad.moussa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  81. Por gentileza,

    Poderia disponibilizar a planilha no email: donatoalexandre@outlook.com?

    ResponderExcluir
  82. Boa noite poderia disponibilizar a planilha para adelsonariq@hotmail.com
    gostei muito das explicações

    ResponderExcluir
  83. Bom dia!
    otima explicação e parabens pela iniciativa. Se for possivel me envie por email esta planilha para alexanderfabricio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Olá, muito obrigado por criar este material, esse tipo de iniciativa sempre ajuda muito!
    Também gostaria que me enviasse a planilha, meu e-mail é rafaelt.machado@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia, gostei muito da explicação, foi ótimo, se possível gostaria que me enviasse a planilha, meu email é zm9-21@hotmail.com
    desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  86. BOA TARDE
    GOSTEI DA PUBLICAÇÃO. PODERIA ME ENVIAR A PLANILHA
    thiagolemos.vieira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  87. Boa noite,
    Poderia me enviar a planilha pra meu e-mail: eng.priscilamurad@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  88. Excelente postagem!
    Se alguém conseguiu a planilha pode enviar para eulerfelix@yahoo.com.br por favor.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia.
    Por gentileza, pode me disponibilizar o documento?
    ramosricardoramos@outlook.com

    ResponderExcluir
  90. Se puder teria como disponibilizar a planilha?
    meu e-mail : aureabotelhoeng@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Muito boa postagem. Se puder teria como disponibilizar a planilha?
    meu email: gelsoncelant@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  92. Se alguem puder me enviar a planilha,

    email: ricardoagpimenta@gmail.com

    Desde já, agradeço

    ResponderExcluir
  93. Parabéns!
    Muito bom mesmo!
    Se puder me enviar a planilha por gentileza:
    Japaextintores@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. Muito boa postagem! Está de parabéns!
    Por gentileza, poderia disponibilizar a planilha?
    guchesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Parabens!! Gostaria de receber a planilha por favor!!

    pilar-engenharia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde!
    Gostei muito da explicação.
    Poderei mandar tbem a planilha?~
    monicaleitestos@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  98. Bom dia. Tudo bem? Poderia m enviar a planilha?!.daianecristini_santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Boa Tarde!!

    Poderia disponibilizar a planilha? hidrosistema.prevencao@gmail.com

    Parabéns pela iniciativa e clareza na explicação!

    ResponderExcluir
  100. boa noite, poderia disponibilizar a planilha? qual o custo?
    Att
    Lucas Vilaça

    lucasvilaca@outlook.com

    ResponderExcluir
  101. bom dia algém poderia me fornecer a planilha? email: brenosiva2@hotmail.com

    desde já muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Breno! Eu estou tendo dificuldades nisto tam´bem.

      Excluir
  102. Pessoal bomdia, alguém poderia me enviar uma cópia de planilha para fazer estes cálculos?
    E tudo de bompara todos! Atenciosamente, Cleomar Ribeiro.

    ResponderExcluir
  103. Olá, poderia disponibilizar a planilha?
    Agradecida.

    le.fornazza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. Bom dia, poderia me disponibilizar a planilha ?

    gabrielc_goncalves@hotmail.com

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  105. Ola boa tarde poderia dispnibilizar a panilha? lopezengenharia@gmail.com. grato.

    ResponderExcluir
  106. Ola boa tarde poderia dispnibilizar a panilha? lopezengenharia@gmail.com. grato.

    ResponderExcluir
  107. Ola boa tarde poderia dispnibilizar a panilha? lopezengenharia@gmail.com. grato.

    ResponderExcluir
  108. bom dia muito boa postagem parabéns ! se poder disponibilizar a planilha? marcondescdm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  109. Ola boa tarde poderia dispnibilizar a panilha? minhu.yoshi@gmail.com. grato.

    ResponderExcluir
  110. Bom dia! Muito boa a explicação, parabéns pelo compartilhamento de conteúdo e conhecimento! Se possível, gostaria de receber a planilha de cálculos. E-mail: jhacksonsantos@yahoo.com.br
    Saudações,
    Jhackson Santos

    ResponderExcluir
  111. bom dia, muito bom, se for possivel tambem gostaria de receber a planilha.Obrigada! anapaulavita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Boa Tarde a todos.

    Parabéns por esta publicação. Pelo visto todos nós gostamos do trabalho exposto, ficando a curiosidade de conhecer esta tabela, que complementa o assunto.
    Poderia disponibilizar esta planilha? silvimarj@gmail.com;

    Gratidão!!

    Silvimar

    ResponderExcluir
  113. Boa noite!
    Ótima publicação. Pode disponibilizar a planilha?!
    (ronildobahiano@gmail.com)

    ResponderExcluir