terça-feira, 1 de julho de 2014

06 APR - Análise Preliminar de Risco Preenchidas para Download - Série Equipamentos


                                        APR - Análise Preliminar de Risco.

Devido ao sucesso da 1ª Postagem sobre APR, estou fazendo agora uma série de postagens com este assunto. Esta será especifica para análise de risco de equipamentos.

O que é uma APR?
Trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos que tem como objetivo antecipar a previsão da ocorrência danosa para as pessoas, processos, equipamentos e meio ambiente. É elaborada através do estudo, questionamento, levantamento, detalhamento, criatividade, análise crítica e autocrítica, com conseqüente estabelecimento de precauções técnicas necessárias para a execução das tarefas (etapas de cada operação), de forma que o trabalhador tenha sempre o controle das circunstâncias, por maiores que forem os riscos.

A Análise Preliminar de Risco é uma visão técnica antecipada do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evitá-los ou conviver com eles em segurança.

Por se tratar de uma técnica aplicável à todas as atividades, uma grande virtude da aplicação desta técnica de Análise Preliminar de Risco é o fato de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.

Observação: Vale lembrar que estas APR´s estão sendo divulgadas apenas para servirem como roteiro ou guia para os profissionais que precisam desta informação. Devido a particularidade de cada ambiente de trabalho é essencial que sua aplicação seja realizada com revisão do conteúdo por um profissional qualificado. 

Para verificar os valores a serem inseridos na coluna de frequência, gravidade e severidade recomendo a leitura do post:

Modelo de APR preenchida para Download - Segurança do Trabalho


06 APR - Análise Preliminar de Risco Preenchidas para Download - Série Equipamentos:

1º Empilhadeira, 


2º Furadeira, 


3º Lixadeira, 


4º Máquina de Solda, Maçarico,


5º Ferramenta Manual


6º Talha Elétrica.

Agora com as atualizações das novas NR´s e também com a transformação digital, já existem alguns aplicativos que estão disponibilizando esse serviço. Por exemplo tem o AppKitt APR que pode ser adquirido com planos mensais e utilizado para facilitar a vida dos profissionais de ST.

Segue abaixo dados para conhecer essa ferramenta:

Postagens Recomendadas:






10 comentários: