DESCONTAMINAÇÃO ATIVA x PASSIVA
Introdução
As Queimaduras Químicas são responsáveis por muitos acidentes nas indústrias e apresentam certas peculiaridades que as tornam por demais especiais e complexas. As dificuldades vão desde a identificação do agente agressor até a busca de um antídoto específico, no menor tempo possível. As seqüelas decorrentes destes acidentes, têm causado sérios transtornos à sociedade como deformidades,cegueiras, mutilações, incapacidades temporárias ou permanentes, distúrbios comportamentais, passivos trabalhistas e etc.
Descontaminação:
ATIVA (solução anfotérica) x PASSIVA (água)
Em nosso meio, temos mais de 25 000 produtos químicos corrosivos ou irritantes com potencial para causar uma queimadura química e a mais grave delas é a ocular, podendo resultar em redução ou perda da visão, necessitando, conforme a lesão, de transplante de córnea devido à seriedade e gravidade das mesmas. Cerca de 4% do total das queimaduras são químicas, e destes, cerca de 75% são de origem laboral advindas das indústrias e os 25% restantes são de origem doméstica.
As queimaduras químicas, embora menos freqüentes que as térmicas, deixam atrás de si, um rastro de destruição de dimensões muitas vezes desproporcionais. Queimaduras como a do Ácido Hidrofluorídrico, necessitam de apenas 2 % de superfície corpórea comprometida (por exemplo as duas palmas das mãos), para o êxito letal, face à sua toxicidade. A grande parte destes acidentes ocorrem nas indústrias e trazem repercussões negativas em decorrência das seqüelas e/ou complicações do sinistro, bem como incremento nas casuísticas de passivos trabalhistas e indenizações milionárias.
Uma das grandes dificuldades em queimaduras químicas é, com brevidade, correlacionar o respectivo agente neutralizador com o agente químico agressor , bem como proporcionar treinamento adequado à equipe de resgate (atendimento pré-hospitalar) , e à equipe de atendimento hospitalar de emergência, que recorrem na maioria das vezes, apenas ao uso da água, fator complicador nas queimaduras químicas, atualmente falando.
Segue abaixo um link com um artigo sobre o assunto
Nenhum comentário:
Postar um comentário