Introdução
Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser descrita como não ionizante ou ionizante.
Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Sem radiações não ionizantes, nós não poderíamos apreciar um programa de TV em nossos lares ou cozinhar em nosso forno de microondas.
Na sua forma mais simples, a radiação eletromagnética é um campo elétrico vibratório movimentando-se através do espaço associado a um campo magnético vibratório que tem as características do movimento ondulatório.
Saúde:
As radiações não ionizantes apresentam interesse do ponto de vista ocupacional, porque os seus efeitos sobre a saúde das pessoas são potencialmente importantes, sendo que exposições sem controle podem levar à ocorrência de sérias lesões ou doenças. Por outro lado, há uma proliferação de equipamentos, inclusive de uso doméstico, que emitem radiações, tais como, fornos de microondas, radares para barcos (inclusive de recreação) lasers, inspeção para controle de qualidade, lâmpadas ultravioleta para eliminar germes, etc.
Conceitos:
Todas as radiações não ionizantes são radiações eletromagnéticas (ou campos elétricos e magnéticos), por esse motivo é necessário que tenhamos um entendimento básico das radiações eletromagnéticas antes de nos aprofundarmos no espectro das radiações não ionizantes.
Radiação Eletromagnética é a propagação, ou transferência, de energia através do espaço e da matéria pela variação no tempo dos campos elétricos e magnéticos.
Campos Elétricos são campos produzidos por cargas elétricas, enquanto Campos Magnéticos são produzidos pelo movimento de cargas, ou uma corrente.
Espectro Eletromagnético é uma faixa contínua que engloba desde os raios cósmicos (radiações de alta energia) até campos que não variam no tempo (corrente contínua).
Qualquer localização no espectro pode ser caracterizada pelo comprimento de onda, freqüência e energia do foton.
Legislação:
No Brasil o Anexo 7 da NR-15 define:
1. Para os efeitos desta norma, são radiações não-ionizantes as microondas, ultravioletas e laser.
2. As operações ou atividades que exponham os trabalhadores às radiações não-ionizantes, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres, em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
3. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores às radiações da luz negra (ultravioleta na faixa - 400- 320 nanômetros) não serão consideradas insalubres.
Exemplos de Fontes de Radiações Não Ionizantes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário