quarta-feira, 20 de agosto de 2014

É melhor um profissional comprometido ou envolvido com a empresa?


É melhor um profissional comprometido ou envolvido com a empresa?

Um termo muito utilizado nas atividades administrativas para conseguir o engajamento dos funcionários é a palavra comprometido, mas você já fez uma reflexão sobre o que é ser comprometido? Ou é melhor que ele esteja envolvido?

Para exemplificar:

Para se fazer uma refeição com ovos e bacon, precisamos da participação da Galinha e do Porco.

Mas qual a participação de cada um no projeto?

A Galinha está comprometida.
Para participar do projeto ela dará o ovo. O comprometimento dela é que o ovo seja entregue no horário combinado.

O Porco está envolvido.
O projeto acontecerá somente com a participação "efetiva" dele. (com a vida).

Então essa é a grande diferença entre comprometido e envolvido. Vemos muitos profissionais que estão apenas "comprometido com a empresa". Entregando apenas aquilo que lhe é solicitado.

Gerenciamento de projetos Ágil.
Este exemplo está relacionada com a definição de dois tipos de membros do projeto pelo sistema de gerenciamento ágil: porcos, que são totalmente envolvidos com o projeto e responsáveis por seu resultado, e galinhas, que participam do projeto e são informados do seu progresso. Por extensão, um galo, ou galo de briga, pode ser definido com uma pessoa que escora-se ao redor, oferecendo opiniões desinformadas e inúteis.

Um projeto bem sucedido precisa tanto de galinhas e porcos (galos são vistos como improdutivos). No entanto, dado o sacrifício necessário de ser um porco - parar outros projetos e oportunidades - eles podem ser difíceis de coletar. Assim, a construção de um time de projeto bem sucedido deve garantir que o projeto tenha "porcos" suficientes e que eles estejam habilitados a conduzirem o projeto em troca de comprometer-se totalmente com a responsabilidade por isso.

Não seja igual a média. Seja diferente, para isso, não faça apenas o que lhe pedem, faça aquilo deve ser feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário