quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Check List para laudo ergonômico - Atende NR-17

Check List para laudo ergonômico - Atende NR-17

Este check list é uma compilação de “pontos de verificação ergonômica” que podem ser utilizados para encontrar soluções práticas para a melhoria das condições de trabalho a partir de uma perspectiva ergonômica. Seu objetivo é fornecer uma ferramenta útil a todos aqueles que pretendem melhorar suas condições de trabalho visando uma maior segurança, saúde e eficiência.

Pontos de verificação ergonômica é destinado àqueles que desejam aplicar melhorias práticas a condições de trabalho preexistentes. O livro cobre os principais fatores ergonômicos do local de trabalho: o armazenamento e o manuseio dos materiais, as ferramentas manuais, a segurança do maquinário de produções, o design dos postos de trabalho, a iluminação, os locais de trabalho, o controle de substâncias e agentes perigosos, os locais e as instalações de serviço e a organização do trabalho. Desse modo ele está apto a identificar soluções práticas para problemas ergonômicos particulares, O check list pode ajudar os usuários a buscar tais soluções, pois cada ponto de verificação indica uma ação. Para cada uma das ações são fornecidas opções exequíveis, assim como algumas indicações adicionais. Os usuários deste livro podem, desse modo, empregar todos os pontos de verificação ou parte deles, em função de sua situação específica (para maiores detalhes, ver “Sugestões para a utilização do manual”.

SUGESTÕES PARA A UTILIZAÇÃO DO MANUAL
Para aplicar as melhorias nos locais de trabalho, os pontos de verificação dão uma série de diretrizes baseadas em vários princípios fundamentais, entre os quais se incluem:
• as soluções imediatas precisam, para ser levadas a efeito, do envolvimento ativo dos empregados, e o apoio dos trabalhadores deve ser estimulado; o trabalho em grupo é uma vantagem para planificar e aplicar melhorias práticas; o uso do material e dos peritos locais disponíveis traz muitas vantagens;
• uma atuação em muitas direções pode assegurar que as melhorias permaneçam com o tempo; e para realizar melhorias são necessários programas de ação contínua.
•  pode ser utilizado por uma variedade de pessoas para controlar as condições existentes em um local de trabalho, ou para examinar a planificação dos lugares na fase de design. Ao mesmo tempo, os usuários podem aprender vários tipos de soluções fáceis, econômicas e aplicáveis, até mesmo para espaços reduzidos.
Os pontos de verificação foram desenvolvidos para uso de empresários, supervisores, operários, engenheiros, pessoal de saúde e segurança, formadores e instrutores, inspetores, extension workers*, profissionais de ergonomia, projetistas de locais de trabalho e outras pessoas que possam estar interessadas em melhorar os lugares, equipamentos e condições de trabalho. 

LISTA DE VERIFICAÇÃO ERGONÔMICA
Como utilizar a lista de verificação  
1. Pergunte ao chefe todas as suas dúvidas. Ele deve estar a par dos principais produtos e métodos de produção, do número de trabalhadores (tanto do sexo masculino como feminino), do horário de trabalho (incluindo pausas e horas extras) e de qualquer problema trabalhista importante.  
2. Defina a área de trabalho a ser inspecionada. No caso de uma empresa pequena, toda a área de produção poderá passar por inspeção. No caso de empresas grandes deverão ser definidas concretamente as áreas de trabalho para serem comprovadas em separado.  
3. Repasse a lista de verificação e invista alguns minutos em dar uma volta pela área de trabalho antes de começar a verificá-la.  
4. Leia cada item cuidadosamente. Procure uma maneira de aplicar cada requisito. Se for necessário, pergunte aos chefes ou aos empregados. Se o requisito já está sendo empregado ou se não é necessário, marque NÃO em “Propõe alguma ação?”. Se você acredita que o requisito deve ser cumprido, marque SIM. Utilize o espaço inferior OBSERVAÇÕES para escrever suas sugestões ou sua localização.  
5. Quando houver terminado, volte a observar os itens assinalados com SIM. Selecione aqueles cujas melhorias pareçam mais importantes. Marque PRIORITÁRIO nesses itens.  
6. Antes de concluir, assegure-se de que cada item esteja marcado com NÃO ou SIM, e que alguns desses itens marcados com SIM estejam definidos como PRIORITÁRIO.

Manipulação e armazenagem de materiais  




Ferramentas manuais 





Segurança do maquinário de produção 





Melhoria do design do posto de trabalho 






Iluminação



Instalações 
Riscos ambientais   
Comodidade e bem-estar   
Equipamentos de proteção pessoal






Organização do trabalho






3 comentários: