segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Como especificar a Tonalidade da Máscara de Solda.

Como especificar a Tonalidade da Máscara de Solda.



As atividades de soldagem são um desafio constante aos profissionais de saúde e segurança do trabalho. Calor excessivo, movimentos repetitivos, projeções de partículas, fagulhas e respingos, eletricidade, fumos de soldagem, radiações ultravioleta, infra-vermelha e luz visível intensa são riscos que acompanham os profissionais que exercem estas atividades.

Dessa forma, a especificação de equipamentos de proteção individual para os soldadores deve ser extremamente criteriosa, para que os EPI's possam oferecer a proteção efetiva mais elevada possível.

Quando se analisa especificamente a influência do EPI na visualização do cordão ou ponto de solda, o principal desafio é
conciliar a proteção aos olhos e face dos soldadores contra as radiações sem prejudicar a qualidade e produtividade do trabalho

Especificação de Tonalidade:
A Tonalidade a ser escolhida depende do tipo de solda e da amperagem da máquina em uso, isto porque para cada atividade o cordão longo de solda, cordão curto ou mesmo solda ponto existe uma quantidade de energia sendo produzida, esta energia gerada depende da amperagem da máquina e depende do tipo da solda.
As Normas EN 379:2003 bem como a norma ANSI Z87:2003 estabelecem algumas recomndações quanto a tonalidade para a proteção, segue abaixo a tabela de recomendação EN 379:2003


De acordo com esta tabela escolhemos a tonalidade de proteção recomendada sendo que esta norma ainda contempla uma observação de que um número de tonalidade a mais ou a menos ainda pode ser utilizado.

Para facilitar a procura, logo abaixo disponibilizamos um planilha automática para a escolha da tonalidade. Faça o download do arquivo clicando no icone "donwload". Para usar a planilha basta ter um Excel instalado em seu computador. Selecione o tipo de solda e o diâmetro do arame utilizado e a planilha de informa automaticamente qual a tonalidade indicada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário