Uma campanha de segurança implica em planejamento, produção de material, lançamento, desenvolvimento e avaliação.
Planejamento:
- Quais são os setores da empresa que apresentam maior incidência de acidente?
- Quais as principais causas de acidentes?
- Quais os funcionários que a campanha deve impactar?
- Qual o objetivo da campanha?
- Reunião com os setores para colher ideias
- Criar o logo da campanha
- fazer o orçamento dos gastos
Produção de material:
Todo o material a ser utilizado na campanha deve ser definido e elaborado nesta etapa.Lançamento
Mensagem surpresa que cause impacto e envolva todos os setores da empresaChamadas que durante a campanha centralizem as atenções para um assunto
Desenvolvimento
- Fixar cartazes ou faixas
- Inspecionar o material que será divulgado
- Distribuir folhetos ou boletins sobre o assunto
- Publicar matéria alusiva a campanha
- Exibir material audio-visual
- Realizar nas áreas que houver maior indice de acidentes reuniões especificas de acidentes.
Avaliação
- Aplicar instrumentos de medição para avaliar a campanha
- Tabular os dados
- Emitir relatório (com fotos, anexos, etc)
Para auxiliar em todas as etapas pode ser realizado um comitê de campanhas, com as seguintes atribuições:
- Um Líder
- Equipe com representantes das áreas com maiores índices de acidentes.
- Definir Temas das campanhas.
- Definir cronograma que as campanhas acontecerão
- Interação com a CIPA
- Orçamento
- Divulgação
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