domingo, 26 de abril de 2015

Como organizar uma campanha de Segurança do Trabalho




Uma campanha de segurança implica em planejamento, produção de material, lançamento, desenvolvimento e avaliação.

Planejamento:


  • Quais são os setores da empresa que apresentam maior incidência de acidente?
  • Quais as principais causas de acidentes?
  • Quais os funcionários que a campanha deve impactar?
  • Qual o objetivo da campanha?
  • Reunião com os setores para colher ideias
  • Criar o logo da campanha
  • fazer o orçamento dos gastos


Produção de material:

Todo o material a ser utilizado na campanha deve ser definido e elaborado nesta etapa.

Lançamento

Mensagem surpresa que cause impacto e envolva todos os setores da empresa
Chamadas que durante a campanha centralizem as atenções para um assunto

Desenvolvimento


  • Fixar cartazes ou faixas
  • Inspecionar o material que será divulgado
  • Distribuir folhetos ou boletins sobre o assunto
  • Publicar matéria alusiva a campanha
  • Exibir material audio-visual
  • Realizar nas áreas que houver maior indice de acidentes reuniões especificas de acidentes.


Avaliação


  • Aplicar instrumentos de medição para avaliar a campanha
  • Tabular os dados
  • Emitir relatório (com fotos, anexos, etc)
Para auxiliar em todas as etapas pode ser realizado um comitê de campanhas, com as seguintes atribuições:

  • Um Líder
  • Equipe com representantes das áreas com maiores índices de acidentes.
  • Definir Temas das campanhas.
  • Definir cronograma que as campanhas acontecerão
  • Interação com a CIPA
  • Orçamento
  • Divulgação


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