quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Serviço completo: O furo no barco - Metáfora para aplicação em Segurança do Trabalho.


Metáfora - Serviço completo: Furo no barco

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Enquanto realizava seu ofício percebeu que havia um vazamento no casco e decidiu conserta-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque.
O pintor ficou surpreso: “O senhor já me pagou pela pintura do barco”, disse. “Mas isso não é pelo trabalho da pintura e sim por ter consertado o vazamento do barco”, disse o dono do barco.
O pintor retrucou: “consertar aquele furinho não me custou nada pois apenas quis prestar um serviço completo”. O proprietário explicou: “quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para pescar. Eu não estava em casa. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio quando os vi retornando sãos e salvos. Então examinei o barco e constatei que o havia consertado!!!”.

“Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida dos meus filhos”.

Comentário: Quantas vezes a vida nos proporciona oportunidade de fazermos algo a mais do que nos é de obrigação e assim ter a oportunidade de crescimento e não fazemos, nos limitando ao básico.

Reflexão: Sempre que você identifica uma situação de risco no seu trabalho, você elimina esse risco ou avisa o responsável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário