terça-feira, 8 de julho de 2014

Estamos evitando os acidentes do passado?


Uma resposta simples para essa questão é NÃO!! 

Em 1993, o Dr.Trevor Kletz, falecido em 31 de outubro de 2013 aos 91 anos, escreveu o livro “Lições de Desastres: Como as Organizações Não Têm Memória e os Acidentes se Repetem.” Vinte anos mais tarde, isso ainda acontece.

Um artigo recente descreveu um acidente em uma planta de processamento de gasolina na Noruega. Um adsorvedor de carbono usado para controle de emissões foi a fonte de ignição de uma atmosfera inflamável do tanque em que estava instalado. O fato triste é que um acidente muito semelhante já havia ocorrido no terminal de produtos químicos em Savannah, Georgia, EUA, em 1995. Uma pesquisa na literatura sem dúvida encontraria mais acidentes semelhantes.

O que aconteceu? 
Em ambos os acidentes, um adsorvedor de carbono foi usado para reduzir a emissão de poluentes de um tanque. Ambas as instalações falharam em reconhecer que a adsorção de vapores de hidrocarbonetos gerava calor no leito de carbono. Esse calor foi a fonte de ignição para a mistura inflamável do espaço vapor no interior do tanque.

Por que isso aconteceu? 
Havia dois problemas de projeto em ambos os sistemas, ainda que eles tivessem separados por uma diferença de 12 anos e em diferentes partes do mundo! Os sistemas não contavam com a geração de calor e não previram a instalação de um corta-chamas (flame arrestor) entre o tanque e o adsorvedor de carbono.


O que você pode fazer?
  • Esteja alerta, equipamentos instalados para proteger o meio ambiente podem criar novos perigos que têm de ser avaliados através de uma análise de perigos de processo e de gestão de mudança.
  • Mantenha vivas as histórias de acidentes passados ocorridos em sua unidade, discutindo-os nas reuniões de segurança.
  • Quando ocorrerem acidentes fora de sua área ou empresa, estudeos e pergunte-se “Isso poderia acontecer aqui também?” Não menospreze relatórios de acidentes ou lição aprendida só porque você não lida com esse material ou porque o acidente ocorreu com uma tecnologia diferente.
  • Empregados mais jovens e menos experientes devem perguntar sobre os acidentes do passado para compreender o que aconteceu. Se aconteceu antes, poderia acontecer novamente!
  • Compartilhe relatos de acidentes de sua unidade com outras pessoas para que elas não tenham de vivenciá-los novamente.

Um comentário:

  1. gostaria de saber se hoje em dia pode ocorrer acidentes como estes que já ocorreram, ou existe uma prevenção maior para que não ocorra o que aconteceu no passado.

    ResponderExcluir