domingo, 3 de agosto de 2014

Você fala ao celular ou envia mensagem enquanto dirige? Cuidado, você está correndo risco!


Dados atualizados do Ministério da Saúde mostram que a cada hora o trânsito mata mais de cinco pessoas no país: 46 mil só em 2012. O número revela aumento de 3,4% no total de óbitos nas ruas e estradas do País em relação ao ano anterior. Mais: revela que em dez anos o número de mortes no trânsito brasileiro avançou 38%: em 2002, ele havia matado 33 mil pessoas. As estatísticas são as mais recentes do Datasus, sistema que contabiliza os atendimentos médicos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.

A multa para quem desrespeitar essa norma é de R$ 85,13 e significará 4 pontos na carteira. O agente de fiscalização poderá notificar o motorista sem pará-lo. Estudos canadenses mostraram aumento de 40 % de acidentes em razão do uso de celular pelos motoristas.

Os telefones celulares distraem mais os motoristas do que mesmo o mais tagarela dos passageiros. Os aparelhos levam os motoristas a acompanhar com atenção excessiva a conversa e a se distraírem em trajetos, informaram pesquisadores dos Estados Unidos

Usar um sistema de viva-voz não melhora as coisas, e os pesquisadores acreditam ter descoberto o motivo: os passageiros agem como um segundo par de olhos, e ficam quietos ou ocasionalmente até ajudam quando percebem que o motorista precisa fazer uma manobra.

As pesquisas demonstram que falar ao celular em quanto dirige, fazem o motorista ter um desempenho ruim, sendo comparado ao de uma pessoa embriagada.

Foi constatado que o motorista que fala ao celular muitas vezes mudam de faixa sem aviso e que eles perdem suas saídas com mais frequencia.

O que devo fazer?

- Se o celular de um motorista toca enquanto ele dirige, qual a melhor forma dele proceder?
R) Não atender o telefone naquele momento, procurar um local seguro para estacionar e após isso, retornar a ligação.

Videos educativos sobre o assunto celular e trânsito:




Nenhum comentário:

Postar um comentário