quinta-feira, 17 de julho de 2014

Riscos do Arco Elétrico - Vídeo com exemplo



Riscos do Arco Elétrico

"A crescente preocupação com os aspectos relativos à segurança do trabalho, vinculada diretamente às normas de segurança e saúde cada vez mais restritivas, tem causado profundas mudanças na maneira como 
as instalações elétricas são projetadas, operadas e gerenciadas. Dessa forma, mensurar corretamente os riscos e prover soluções para mitigá-los tornou-se uma etapa fundamental para garantir a integridade das instalações e a segurança dos trabalhadores que interagem com ela.
Dentre os riscos oferecidos pela eletricidade, o arco elétrico destaca-se como um dos mais danosos aos trabalhadores. Em função da grande quantidade de energia liberada e das altas temperaturas geradas por esse fenômeno, os trabalhadores podem sofrer queimaduras graves com potencial, inclusive, para levá-los a óbito. Além disso, os efeitos do arco elétrico são ainda mais amplos, pois, na sua ocorrência, são gerados vapores metálicos tóxicos, projeção de metal fundido, luz extremamente intensa e uma onda de pressão devido à expansão do ar.
Estatísticas do setor elétrico revelam que a ocorrência de acidentes com arco elétrico vem diminuindo nos últimos anos. Contudo, todos os anos ainda ocorrem uma quantidade significativa de acidentes envolvendo esse fenômeno."
A natureza do arco elétrico:

Um arco elétrico caracteriza-se pela passagem significativa de corrente elétrica por um material normalmente não condutivo, como o ar, movimentando-se a altas velocidades (aproximadamente 100 m/s).

As falhas que originam um arco elétrico estão associadas, em geral, a curtos-circuitos (entre fases e fase-terra), sendo que a maioria dessas faltas é iniciada por meio de um curto-circuito fase-terra, evoluindo rapidamente para um curto-circuito trifásico. 

Os arcos elétricos produzem calor intenso, causam explosões, ondas de pressão, entre outros efeitos, representando riscos aos trabalhadores expostos a esse fenômeno.

O comportamento de um arco elétrico em um sistema trifásico é tido como caótico, pois envolve uma rápida e irregular mudança na geometria do arco devido à convecção, aos jatos de plasma e às forças eletromagnéticas.

Este texto é um resumo de um artigo extraído de O Setor Elétrico
Autores: Por Alan Rômulo Silva Queiroz e Eduardo César Senger

Vídeo Arco Elétrico:

Neste vídeo ocorre uma explosão e provavelmente teve a presença do AV:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário