terça-feira, 17 de junho de 2014

15 DICAS SOBRE COMO ESCREVER MELHOR:


15 DICAS SOBRE COMO ESCREVER MELHOR: 

Escrever bem é saber expressar idéias claras, rápidas e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal – mesmo para aqueles que tem  mais facilidades. 



1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado. O que você escrever deve ser entendido na primeira leitura. Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. 

2. Saiba aonde você quer chegar. Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos.  Ele  lhe ajudará a não  se desviar da questão central. 

3. Torne a leitura fácil e agradável. Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, nào romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com estas “dicas”).

4. Seja direto. Sempre que possível, use a voz ativa. Voz passiva – “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado.” 

5. Evite “clichês”. Use  suas próprias palavras. Clichê – O último, mas não menos importante... Direto – Por  útimo...

6. Evite o uso de advérbios vagos. E não esclarecedoras, como “muito”, “pouco”, “razoavelmente”. Vago – O projeto está um pouco atrasado. Direto – O projeto está uma semana atrasado.

7. Use uma linguagem simples e direta. Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe seu português.  Jargão – Input, Output. Português comum – Fatos/Informações, resultados.

8. Ache a palavra certa. Use palavras que você conheça exatamente o significado. Tenha o hábito de ler.

9. Não cometa erros de ortografia. Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar o seu texto. Um e-mail com a redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.

10. Não exagere na elaboração da mensagem. Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.

11. Ataque o problema. Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.

12. Evite palavras desnecessárias. Escreva o essencial. Revise e simplifique.

13. Evite abreviações, siglas e símbolos. O leitor pode não conhece-los.

14. Não se contente com o primeiro rascunho. Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. 

15. Peça a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes. E dê total liberdade para comentários e sugestões.

Estas dicas foram elaboradas pela Tilibra

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