Certa vez vi um senhor de 60 anos que corria 10 km por dia, isso me despertou uma curiosidade sobre como ele conseguia correr tanto com aquela idade. Fui conversar com ele e perguntei como ele conseguia fazer essa proeza. Fiquei admirado com a simplicidade da resposta: para correr 10 km, eu preciso dar o primeiro passo e andar o primeiro metro, metro após metro corro os 10 km.
Para o tema desta postagem este exemplo de vida é valido. Como fazer acontecer? Como fazer acontecer no trabalho? Sempre costumo dizer que mais vale uma ideia simples posto em prática do que uma grande ideia arquivada. E para fazer acontecer, o importante é dar o 1o. passo. Para isso, dê rapidamente o 1º passo. Confie nos seus “instintos”. Com a sua confiança interior (não pense em explicar) aja sem hesitação. A natureza fará a sequência acontecer (outros passos seus e de outras pessoas que você toca no primeiro movimento).
Dicas:
1 - Faça tudo “de corpo e alma”. Não seja “morno” fazendo por fazer”. Até o impossível” se tornar possível quando nos envolvemos integralmente.
2 - Faça tudo com muita boa vontade e prazer. As probabilidades de dar certo aumentam tremendamente quando fazemos tudo com a mente alegre.
3- Seja otimista. Não se deixe influenciar pelos cínicos e pelos pessimistas. Ajude a construir o ideal, a cada dia dando o passo do dia.
4 - Concentre-se nos seus pontos fortes. Ao invés de se deixar bloquear por eventuais pontos fracos, ancore-se no que tem de melhor.
5 - Concentre energia. Evite desperdiçar energia fazendo as coisas “de forma picada”, ou começando muitos projetos sem nada concluir. Decole e vá aperfeiçoando em pleno voo.
6 - Planeje o suficiente. Evite “afogar-se” em planejamentos que nunca terminam ou planos que nunca saem do papel.
7 - Esteja sempre focado na busca de soluções. Use sua energia na busca de soluções ao invés de desperdiçá-la pensando somente sobre problemas.
8 - Crie condições favoráveis. Procure trabalhar as barreiras positivamente até que elas se enfraqueçam ou desapareçam ao invés de tentar atravessá-las á força.
9 - Seja natural. Não seja derrotado pelo “excesso de esforço”. Faça o que tem que ser feito e mantenha a tranquilidade interior. Dê espaço para a natureza também fazer a sua parte.
10 - Pense sempre nos riscos e nas recompensas. Não se deixe imobilizar pelos riscos. Equilibre-se sempre tentando visualizar as recompensas possíveis. Uma vez que balanço lhe pareça equilibrado, aja conforme sua intuição.
11 - Neutralize os “palpiteiros inconsequentes”. Não se deixe influenciar por “opiniões” irresponsavelmente colocadas pelos outros.
12 - Aprenda a distinguir conselhos sábios, bem intencionados de comentários “rotineiramente” jogados pelas pessoas.
13 - Seja transparente. Nem sequer pense desonestamente, pois isso drena sua energia. (Já imaginou quanto que gastamos, para “proteger” a mentira contada ontem?). Ser transparente multiplica energia. Energia que faz acontecer.
14 - Seja generoso. “A generosidade move montanhas”. As coisas fluem melhor á sua volta porque a generosidade faz agir. “Picuinhas”, ao contrário, imobilizam as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário