quarta-feira, 18 de junho de 2014

COMO IMPLEMENTAR O 5S (CINCO "S") NA EMPRESA

COMO IMPLEMENTAR O 5S (CINCO "S") NA EMPRESA


HISTÓRICO:
As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas, tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni.

POR QUÊ O 5S?
- Constante necessidade de mudança dos clientes
- O 5S facilita a aplicação dos programas de melhoria
- O 5S é quesito básico para eliminação de perdas
- Bem-estar do homem
- Prevenção de Acidentes
- Aumento de Produtividade

COMO DESENVOLVER O PROJETO?

 1 - Definir linhas Piloto
 2 - Estabelecer cronograma de 5S para as áreas
 3 - Aplicar Treinamento
 4 - Introduzir a Gestão visual
 5 - Definir Responsáveis pelo programa nas áreas
 6 - Criar o Comitê de auditores
 7 - Estabelecer Calendário de auditorias 5S
 8 - Criar Sistema de Gerenciamento de 5S na Fábrica

DEFINIÇÃO:
1º S - Senso de Utilização (SEIRI)
2º S - Senso de Organização (SEITON)
3º S - Senso de Limpeza (SEISO)
4º S - Senso de Padronização (SEIKETSU)
5º S - Senso de Disciplina (SHITSUKE)

EXEMPLOS DE 5S:




OS PASSOS DO 5S:
1ºS (Identificar):
Primeiramente, eu IDENTIFICO as coisas que estão fora de uso para mim,
Me questiono se elas podem ser reutilizadas ou recicladas.
Se a resposta é NÃO, eu vejo se é util para outra pessoa ou descarto.

2ºS (Arrumar):
Eu classifico o que sobrou, e defino um lugar para cada coisa.
Mais próximo se o uso for freqüente ou difícil de carregar
Mais distante se o uso é raro, ou se é fácil de carregar

3ºS (Limpar):
Então eu limpo e inspeciono para ver se ainda existe coisas a ser reparadas.
Se eu encontrar eu conserto, ou solicito ajuda se necessário.

4ºS (Padronizar):
Eu PADRONIZO:estabelecendo padrões que são visuais ou escritos
Testo estes padrões
Valido estes padrões

5ºS (Disciplina):
Eu obedeço os padrões estabelecidos
Eu faço progresso passo a passo, melhorando aos poucos os padrões

Frase:
“As únicas coisas que evoluem por si mesmas nas empresas, nas sociedades ou em qualquer entidade são: a desordem, a bagunça, o atrito e o mau desempenho. O restante precisa de liderança, orientação, disciplina, treinamento e organização.”
Peter Druker

Nenhum comentário:

Postar um comentário