Páginas

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O que significa plano de Rigging?

O que é um plano de Rigging?


De acordo com a NR-12 do Ministério do Trabalho do Brasil, o Plano de Rigging (Plano de movimentação de carga) consiste no planejamento formalizado de uma movimentação com guindaste móvel ou fixo, visando a otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros) para se evitar acidentes e perdas de tempo. Ele indica, por meio do estudo da carga a ser içada, das máquinas disponíveis, dos acessórios, condições do solo e ação do vento, quais as melhores soluções para fazer um içamento seguro e eficiente.

A fim de garantir a segurança dos trabalhadores e dos equipamentos envolvidos, qualquer operação envolvendo o uso de um guindaste para levantar itens deve ser planejado completamente antes de ser realizado. Este planejamento recebe o nome de "Plano de Rigging".

Histórico do Plano de Rigging:


Este padrão para Veiculos, Guindastes, munck e equipamentos de içar peças foi desenvolvido sob os procedimentos credenciados pelo American National Standards Institute - ANSI (anteriormente o Instituto de Padrões dos Estados Unidos da América). O padrão teve seu início em dezembro de 1916, quando um Código de Normas de Segurança para Guindastes de oito páginas, elaborado por um Comitê ASME sobre Proteção de Trabalhadores Industriais, foi apresentado à reunião anual da ASME (American Society of Mechanical Engineers, com tradução literal de: "Associação Americana de Engenheiros Mecânicos").

O volume das Normas sobre movimentação de materiais e equipamentos, foram aprovadas pelo Comitê B30 e pela ASME, foi aprovado pela ANSI e designado como Norma Nacional Americana em 25 de maio de 2004.

A grande maioria das empresas exigem a elaboração do plano de rigging (planejamento detalhado e formalizado) para operações enquadradas em “Içamento Crítico” e um planejamento simplificado e formalizado para operações enquadradas em “Içamento Padrão”.

Essa classificação de içamento (padrão ou crítica) é dada através de uma análise de risco realizada pelas próprias empresas

Normatização de Plano de Rigging:


As principais normas destes padrões, de acordo com a ASME, são:

B30.1 Jacks
B30.3 Construction Tower Cranes
B30.9 Slings
B30.10 Hooks
B30.19 Cableways
B30.23 Personnel Lifting Systems
B30.26 Rigging Wardware
B 30.26 Rigging Hardware


Nenhum comentário:

Postar um comentário