Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído - PAIR



PAIR ( PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO)


O QUEE É PAIR?
É a perda auditiva progressiva, irreversível,geralmente bilateral que surge devido à exposição continuada ao ruído intenso por vários anos. Além de alteração da audição, a pessoa pode aresentar dificuldades para entender o que falam, principalmente no telefone.

QUE TIPO DE RUÍDO PODE CAUSAR A PERDA?
O ruído intenso e constante por várias horas seguidas, no ambiente de trabalho, sem a utilização de EPI (Equipamento de proteção individual). Porém, não é só no trabalho que o ruído intenso pode estar presente, podemos observar ruído intenso e constante em situações de lazer (aparelhos de som individuais;mp3,Ipod, etc); em shows, na balada e, também em alguns esportes como o tiro ao alvo.

O EXCESSO DE RUÍDO CAUSA APENAS PERDA AUDITIVA?
Não, podem surgir também zumbido, que pode tornar-se constante e irritante, tontura, dor de cabeça, dificuldades para dormir, hipertensão arterial, cansaço, irritação, falta de atenção e concentração.


NO TRABALHO, EXISTE ALGUM FATOR QUE PODE PIORAR A PAIR?
Sim, alguns produtos químicos presentes no ambiente de trabalho podem levar á perda auditiva ou fazê-la piorar quando combinados com ruído, por exemplo; chumbo, mercúrio, tolueno, xileno, entre outros.

QUEM PROCURAR, CASO A PESSOA PERCEBA ALTERAÇÃO NA AUDIÇÃO?

Ao perceber qualquer sinal de perda auditiva, a pessoa deve procurar um médico, que solicitará exames, principalmente audiometria, para fazer o diagnóstico. Na constatação de PAIR deve-se fazer a abertura da CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho, que deverá ser feita pela empresa, sindicato, serviço de saúde ou pelo próprio trabalhador (Lei 8213/91 e Decreto 2172/97).

COMO EVITAR A PAIR?
No ambiente de trabalho, podemos sugerir:
- Manutenção periódica de maquinas e equipamentos;
- Utilização de silenciadores e enclausuramento de máquinas para controlar a propagação do ruído;
- Emprego de peças mais silenciosas;
- Redução de concentração de máquinas, assim como a alteração na sequência de funcionamento das mesmas;
- Uso de protetores auditivos (EPI), selecionados de acordo com o tipo de ruído, o tempo de exposição, as condições anatômicas de cada pessoa e as condições do ambiente de trabalho.

Fonte: SEVREST - Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador - SEVREST

Postagens Recomendadas:

Videos Napo - Série Ruido e Vibração - Donwload





Nenhum comentário:

Postar um comentário