Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Os 9 acidentes mais fatais da Indústria química e petroquímica.


Os 9 acidentes mais fatais da Indústria química e petroquímica.

Observação: No índice consideram-se apenas os impactados diretamente no dia do acidente.

1o. Bophal - India
Mortos: 4.000 (Empregados + Moradores)
Ano; 1984
Empresa: Union Carbide
Sintese do Acidente: Escape de isocianato de metila de uma tubulação.

2o. México 
Mortos: 650
Ano; 1984
Empresa: Pemex.
Síntese do Acidente: Na manhã de 19/11/1984, por volta das 5h35 ocorreu a explosão de uma nuvem de vapor e uma série de BLEVEs na base de armazenamento e distribuição de Gás Liqüefeito de Petróleo (GLP) da empresa PEMEX, localizada no bairro de San Juanico, Cidade do México.
A catástrofe iniciou-se com o vazamento de gás devido à ruptura de uma tubulação de 8 polegadas de diâmetro que transportava o gás de uma das esferas para os reservatórios cilíndricos.
Mais detalhes

3o. Ludwigshafen - Alemanha
Mortos: 561
Ano; 1921
Empresa: BASF
Sintese do Acidente: Uma explosão na área da Basf nas proximidades de Ludwigshafen no dia 21 de setembro de 1921 acabou se tornando uma catástrofe. 
A cerca de 300 quilômetros de distância, na cidade de Ludwigshafen, às margens do rio Reno, havia ocorrido uma explosão estrondosa: o lugar da catástrofe foi a sede da empresa Basf (sigla de Badische Anilin- und Soda-Fabrik) em Oppau, um subúrbio do norte de Ludwigshafen. No lugar da explosão, abriu-se uma cratera de 90 metros de largura, 120 metros de comprimento e 20 metros de profundidade. Morreram 561 pessoas e 1.952 ficaram feridas.

4o. San Carlos de La Repita, - Espanha
Mortos: 243
Ano; 1978
Empresa: Enpetrol 
Sintese do Acidente: Acidente envolvendo um caminhão-tanque transportando propileno. Nuvem de vapor escapou e explodiu.

5o. Piper Alpha - Escócia
Mortos: 167
Ano; 1988
Empresa: Texaco
Sintese do Acidente: Piper Alpha era uma plataforma de produção de petróleo do Mar do Norte operada pela Occidental Petroleum Ltd. e Texaco, proprietária de 22% das ações. Uma explosão e o incêndio resultante a destruiu em 6 de julho de 1988, matando 167 pessoas. Somente 62 membros da tripulação sobreviveram.

6o. Vila Socó - Cubatão - São Paulo - Brasil
Mortos: 93
Ano; 1984
Empresa: Petrobrás.
Sintese do Acidente: Por volta das 22h30 do dia 24/02/1984 moradores da Vila Socó (atual Vila São José), Cubatão/SP, perceberam o vazamento de gasolina em um dos oleodutos da Petrobrás que ligava a Refinaria Presidente Bernardes ao Terminal de Alemoa.A tubulação passava em região alagadiça, em frente à vila constituída por palafitas. Na noite do dia 24, um operador alinhou inadequadamente e iniciou a transferência de gasolina para uma tubulação (falha operacional) que se encontrava fechada, gerando sobrepressão e ruptura da mesma, espalhando cerca de 700 mil litros de gasolina pelo mangue. Muitos moradores visando conseguir algum dinheiro com a venda de combustível, coletaram e armazenaram parte do produto vazado em suas residências. Com a movimentação das marés o produto inflamável espalhou-se pela região alagada e cerca de 2 horas após o vazamento, aconteceu a ignição seguida de incêndio. O fogo se alastrou por toda a área alagadiça superficialmente coberta pela gasolina, incendiando as palafitas.

7o. México 
Mortos: 32
Ano; 2013
Empresa: Pemex.
Síntese do Acidente: As primeiras hipóteses levantadas pela imprensa, sem confirmação oficial, apontam para a possibilidade que a explosão tenha sido causada por um aquecimento do sistema elétrico do complexo da Pemex.

8o. Flixborough - Inglaterra 
Mortos: 28
Ano; 1974
Empresa: Nypro Ltda
Síntese do Acidente: Aproximadamente às 17 horas do dia 01/06/1974, ocorreu uma explosão na planta de produção de caprolactama da fábrica Nypro Ltda. situada em Flixborough. A explosão ocorreu devido ao vazamento de ciclohexano, causado pelo rompimento de uma tubulação temporária instalada como “by-pass” devido à remoção de um reator para a realização de serviços de manutenção. O vazamento formou uma nuvem de vapor inflamável que entrou em ignição resultando numa violenta explosão seguida de um incêndio que destruiu a planta industrial.
Mais detalhes

9o. México 
Mortos: 26
Ano; 2012
Empresa: Pemex.
Síntese do Acidente: O incêndio na unidade de gás da Petróleos Mexicanos (Pemex) em Reynosa, no norte do México, matou 26 pessoas e deixou sete desaparecidos, informou a estatal mexicana.

Artigos Recomendados:

Os 10 acidentes de trabalho mais caros do mundo




Estamos evitando os acidentes do passado?


Um comentário: