Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O que é Segurança do Trabalho?


Introdução:
A Segurança do Trabalho tem posição decisiva nas ações preventivas empreendidas no cotidiano da produção e representa relevante conquista para a proteção da saúde e da vida dos trabalhadores. Contudo, o Brasil ainda está entre os maiores números mundiais no que se refere a acidentes de trabalho, pagando elevado preço em incapacidades e perdas de vidas decorrentes deste problema

O que é Segurança do Trabalho?
A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de recursos e técnicas aplicadas, preventiva ou corretivamente, para a proteção do homem dos riscos de acidentes oferecidos num processo de trabalho ou realização de uma tarefa.

Por que a minha empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho?
Independente da obrigatoriedade legal, as organizações, mesmo as desobrigadas a ter Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, têm o dever de gerenciar o ambiente de trabalho, para minimizar a exposição do trabalhador aos riscos e, conseqüente, afastamento por motivos relacionados à segurança e saúde.

Legislação e Segurança do Trabalho:
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho é composta por Normas Regulamentadoras, outras leis complementares, como portarias e decretos, além das convenções e recomendações internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), rati fi cadas pelo Brasil.
Como o profissional Segurança tem a responsabilidade de proporcionar uma boa qualidade de vida aos trabalhadores, diagnosticando tudo o que é relacionado ao ambiente de trabalho, é fundamental que ele conheça profundamente as Normas Regulamentadoras (NRs) vigentes.
Constituição da Republica Federativa do Brasil 05/10/88 em seu capitulo II, artigo 7o. diz:
"Artigo 7o. - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros...
XXII - Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança..."

O que é risco no ambiente do trabalho?
Uma ou mais condições com potencial necessário para causar danos como: lesões pessoais, avaria a equipamentos e instalações, prejuízos ao meio-ambiente, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção. A existência do risco pode possibilitar efeitos adversos e danosos. 

Onde atua o profissional de Segurança do Trabalho?
O profissional de Segurança do Trabalho, seja de grau médio ou superior, atua na prevenção de ocorrências de eventuais situações que possam a vir causar danos a integridade do trabalhador em seu ambiente laboral.

Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:
  • Prevenção de acidentes
  • Promoção da saúde
  • Prevenção de incêndios
  • Aspectos Econômicos: Redução de custos (com acidentes, máquinas paradas, atendimento médico, etc)
Características básicas da Segurança do Trabalho:
  1. Objetivo: Prevenção de Acidentes de Trabalho
  2. Foco: Trabalhador
  3. Atividade básica: Assessoramento (Prevenção)
  4. Método de ação: Treinamento, orientação, conscientização através de normas e politicas e inspeções.
A importância da Segurança e Saúde no Trabalho:
Pode parecer estranho que, além de aspectos técnicos, a segurança aborde também aspectos humanos. Entretanto não nos devemos esquecer que por trás de qualquer máquina, equipamento ou material, está o homem, a maior riqueza da nação. Se não bastasse isso para avaliarmos a importância da Segurança no Trabalho, poderiamos pensar que, enquanto uma indústria automobilistica tem capacidade de produzir 1.000 automóveis por dia, necessitamos de no mínimo 20 anos para formar um homem...





Nenhum comentário:

Postar um comentário